Uma das aplicações mais simples de serem feitas em linguagem C é a que soma dois números.
Para começarmos as explicações, primeiro mostrarei todo o código feito:Agora vamos entender o que cada etapa do código acima faz.
As linhas 1 e 2 já foram citadas em outras postagens. Elas nada mais são que as bibliotecas. A que está na linha 2 é a biblioteca do system("pause"), presente na linha 18.
Logo após declarar o main( ), iniciamos o programa com um int numA, numB, soma;
Essa linha simplesmente declara, isto é, cria três variáveis do tipo inteiro que posteriormente receberão: numA o primeiro valor que será digitado, numB o segundo valor e soma irá fazer a soma dos dois valores. Sem essas 3 variáveis não teriamos como receber os números que serão digitados para serem somados e não teriamos como fazer a soma desses números.
Na linha 8, solicitamos ao usuário que digite um número qualquer para compor a soma e, em seguida, na linha 9, temos o scanf("%i", &numA); que recebe esse número digitado e armazena ele na variável numA.
As linhas 11 e 12 fazem basicamente o que é feito nas linhas 8 e 9, com exceção que em 11 e 12 o usuário digita o segundo número para compor a soma e esse número é armazenado na variável numB.
Na linha 14 é feita a soma dos dois números digitados. O resultado da soma é armazenado na variável soma, como visto abaixo:
Por fim, falta apenas mostrar o resultado da soma, então o prinft( ) da linha 16 faz exatamente isso.
A linha 18 possui um system("pause"); que simplesmente mantém o programa visível até o final para o usuário.
O resultado do programa executado é o visto a seguir:
Nesse exemplo foram digitados os números 5 e 3 e sua soma foi exibida para o usuário, exatamente o que queriamos que ele fizesse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário